Últimas atualizações (clique sobre) >>>     •    Exposições (Brasília 2017)   •    Artigos e Publicações   •    Exposições (Brapex 2017)   •    Exposições (Israel 2018)   •    Exposições (Jesús Maria)   •    Notícias dos Correios   •    Exposições   •   
NOTÍCIAS DOS CORREIOS

 

Melhor selo 2016

 

 

 

A votação do Melhor Selo de 2016 está disponível na página dos Correios na internet. Acesse pelo link :

 

http://www2.correios.com.br/selos/selos_postais/melhor_selo_ano/

 

Período de Votação:

 

Inicio: 05.03.2017

Término: 05.04.2017

 

MELHOR SELO DO ANO

 

 

1. HISTÓRICO 

 

Os Correios realizam, desde 1973, a escolha do Melhor Selo do Ano.  Até 1984, essa escolha era realizada por uma comissão constituída por artistas, críticos de arte, jornalistas, professores e pessoas ligadas à Filatelia nacional.

 

A partir de 1985, buscando democratizar o processo de escolha, os Correios abriram espaço para a votação popular, por meio de cédulas distribuídas nas Agências Filatélicas e encartadas na Revista COFI, em âmbito nacional, para eleger o melhor selo do ano.

 

Em 2003, a votação popular foi estendida à Internet, quando os colecionadores de selos começaram a expressar suas opiniões sobre os vários aspectos (gráfico, estético e temático) que envolvem as emissões de selos e blocos comemorativos.

                

Com o objetivo de aprimorar o processo, orientados pelas informações dos clientes colecionadores, na eleição do Melhor Selo de 2004 a premiação foi dividida em duas categorias – Voto Popular (eleito pelo público por meio das cédulas de votação e pela Internet) e Arte Filatélica (selecionado por um júri formado por artistas plásticos, filatelistas renomados e críticos de arte).

 

O melhor selo, bloco ou emissão da Categoria Arte Filatélica representaria os Correios do Brasil em concursos de selos internacionais, prática até hoje considerada quando da participação dos Correios do Brasil em certames mundiais.

       

Em 2010 foi implantado o sistema automatizado MSA que apresenta, dentre suas funcionalidades, a elaboração de relatórios dos votos recebidos em cédulas e pela internet, bem como estabelece um perfil dos eleitores. Também, foi acrescido um programa que possibilita a eleição, por meio eletrônico, na Categoria Arte Filatélica.

 

2. SELOS PREMIADOS DESDE O ANO 2000

 

ANO

MOTIVO DO SELO

CATEGORIA

ARTISTA

2000

Série Preservação do Meio Ambiente

Voto Popular

ÁLVARO NUNES

2001

Pantanal Fauna e Flora

Voto Popular

ÁLVARO NUNES

2002

Centenário do Fluminense Football Club

Voto Popular

ALAN MAGALHÃES

2003

Golfinhos do Brasil

Voto Popular

ALAN MAGALHÃES

Arte Filatélica

2004

Capela de São Miguel Arcanjo

Voto Popular

JAIRO GALDINO ALVES

Preservação dos Manguezais e Zonas de Maré

Arte Filatélica

ÁLVARO NUNES

2005

Piracema

Voto Popular

ÁLVARO NUNES

Arte Filatélica

2006

O Maior Cajueiro do Mundo

Voto Popular

ÁLVARO NUNES

Bidu Sayão

Arte Filatélica

BENÍCIO

2007

Rosas (bloco)

Voto Popular

CAMILA HOTT

Bicentenário de Teófilo Ottoni (selo isolado)

Voto Popular

RICARDO CRISTOFARO

Conchas

Arte Filatélica

ANDERSON M. LIMA

2008

Serra do Japi (bloco)

Voto Popular

ÁLVARO NUNES

Obras de Oscar Niemeyer (bloco)

Arte Filatélica

CRIS ALENCAR

2009

Aves Exuberantes Brasileiras

Voto Popular

EDSON ENDRIGO (fotógrafo)

Centenário do Nascimento de Carmen Miranda

Arte Filatélica

BENÍCIO

2010

Centenário de Chico Xavier

Voto Popular

MÍRIAM GUIMARÃES

Brasília Sonho e Realidade e

XVI Cong. Eucarístico (bloco)

Arte Filatélica

2011

Arvores Brasileiras - Tesouros Naturais

Voto Popular

DAYSE RAMOS/MILLIE BRITTO

Lendas do Folclore Brasileiro

Arte Filatélica

JO OLIVEIRA

2012

Rio + 20

Voto Popular

JC BRAGA /JULIANA SOUSA

Sesquicentenario da Igreja Presbiteriana RJ

Arte Filatélica

JULIANA SOUSA

2013

Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013

Voto Popular

GUSTAVO HUGUENIN

Ano Internacional de Cooperação pela Água

Arte Filatélica

LEANDRO LIMA

2014

Arquipélago de S. Pedro e S. Paulo

Voto Popular

TATIANA S. LEITE (FOTO)

Animais Pré-históricos do Brasil

Arte Filatélica

RODOLFO NOGUEIRA

2015

Bloco de Natal

Voto Popular

ALAN MAGALHÃES

Abelhas Melíponas do Brasil

Arte Filatélica

JOSE CARLOS BRAGA

 

113ª Reunião da Comissão Filatélica Nacional – CFN


Amanhã, 16 de julho, sob coordenação do Departamento de Gestão Cultural - DEGEC, os Correios realizam a 113ª Reunião da Comissão Filatélica Nacional – CFN. O evento acontecerá no Salão Nobre do Edifício Sede, de 9 às 12:30 h.

A Comissão Filatélica Nacional – CFN – foi instituida em 1946, com o objetivo de selecionar os motivos dos selos postais anualmente emitidos pelos Correios. Considerando o vasto universo sociocultural do Brasil, bem como sua expressiva história e representatividade científica, política, econômica e sociocultural, tornava-se imprescindível que um Grupo de Personalidades, designado pelo Ministério das Comunicações, decidisse, com o apoio dos Correios, sobre as propostas consideradas aptas para compor o Programa Anual de Emissões Postais do Brasil, sob a gestão desta Empresa.

Todo esse trabalho tem como objetivo tornar a Filatelia brasileira cada vez mais forte e reconhecida interna e externamente, considerando a universalidade dessa prática, que encanta colecionadores em todo o mundo.

Assim, com base nas recomendações da Portaria 500/2005, de 8 de novembro de 2005, a Comissão Filatélica Nacional reúne-se anualmente, com o objetivo de selecionar dentre as propostas indicadas pela sociedade, aquelas consideradas importantes no contexto histórico, diplomático, sociocultural e representativos dos valores da Nação brasileira.

Os motivos temáticos eleitos pela Comissão Filatélica Nacional são responsáveis pela força da Filatelia brasileira, pois, os selos postais representam veículos de comunicação que ultrapassam nossas fronteiras, levando as mensagens que as peças filatélicas expressam por meio da iconografia e mensagens associadas ao tema enfocado.

Cada selo postal é uma arte em miniatura, capaz de enobrecer e despertar a consciência coletiva universal em torno dos temas abordados. Com isto, a Filatelia consagra-se como um veículo de comunicação dos Correios, empresa comprometida com a missão de fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e o no mundo.

A missão dos Correios afina-se com a missão do selo postal de unir pessoas e nações em torno de nobres objetivos.

Assim, os membros da Comissão Filatélica Nacional participam do processo, conscientes de suas responsabilidades, pois, estarão representando as expectativas da sociedade brasileira em torno dos temas sugeridos, conforme art. 4º da Portaria 500/2005. Além disso, a tarefa do Colegiado é eleger motivos de forte impacto no cenário histórico e sociocultural brasileiro e mundial.

1. A Comissão Filatélica Nacional é constituída por representantes dos órgãos abaixo mencionados, conforme disposto na PRT/PRESI-042/2015:

a) Correios: Gabinete da Presidência, DEGEC e representante da área comercial.

b) Ministérios: Comunicações, Defesa, Cultura, Educação, Meio Ambiente e Relações Exteriores.

c) Órgãos governamentais e não governamentais:

    • IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis;
    • IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional;
    • IHGDF – Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal;
    • UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e
    • CMB – Casa da Moeda do Brasil.

d) Órgãos externos ligados à Filatelia:
    • FEBRAF – Federação Brasileira de Filatelia;
    • ABCF – Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos e
    • ABRAJOF – Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos.

e ) Escola de Belas Artes – UFRJ

2. Sobre as Propostas:

- Até 1º de junho de 2015, foram recebidas cerca de 800 propostas e sugestões, das quais 282 foram pré-selecionadas e serão apresentadas aos membros da CFN.

- As propostas para emissão de selos foram cadastradas no Sistema CFN, que fica aberto à recepção de sugestões até o dia 1º do mês de junho do ano anterior ao sugerido para emissão do selo.

- São registradas nesse sistema as sugestões recebidas no site dos Correios, por via postal, e-mails e memorandos das Diretorias Regionais. Pelo sistema CFN são desenvolvidas todas as ações pertinentes ao trabalho da Comissão Filatélica Nacional: recebimento de propostas, análise, listagem dos motivos para votação e a votação eletrônica.

- As propostas e sugestões pré-selecionadas foram agrupadas pelos temas Artes e Arquitetura, Cultura Popular, Datas Comemorativas, Esportes, Fauna, Flora, Personalidades, Meio Ambiente, Turismo e Outros (diversos). Uma proposta vinculada a cada tema será escolhida pela Comissão Filatélica Nacional - CFN, totalizando 10 motivos que serão focalizados nas emissões postais de 2016. A relação destas emissões será encaminhada ao Ministério das Comunicações para homologação, até 31 de agosto deste ano.

A divulgação do resultado e do Programa de Emissão de Selos de 2016 acontecerá na primeira semana de setembro de 2015.


melhor_selo_2014
Está disponível na página dos Correios, na internet, e no Blog da Filatelia, a votação para a escolha do Melhor Selo do Ano 2014 - Categoria Voto Popular.


Para registrar sua escolha, acesse um dos banners "Melhor Selo do Ano 2014", localizados no Portal dos Correios (no menu inicial, aba "Você") ou no Espaço da Filatelia.


A escolha do Melhor Selo do Ano 2014 é uma promoção dos Correios e estará disponível ao público até 30/06/2015.


O resultado será divulgado na primeira semana de julho/2015.


Divulgue essa promoção a todas as áreas da sua Regional e ao público das Agências de Correios.








VOTE NO MELHOR SELO DE 2013

A escolha do Melhor Selo do Ano é uma promoção dos Correios, iniciada em 1973. A partir de 1985, buscando democratizar o processo, a eleição foi estendida para todo território nacional (por meio de cédulas de votação), e desde 2005 pode-se votar em sua emissão favorita pela internet.

A eleição deste ano está disponível ao público, no site dos Correios. Para registrar sua escolha, acesse um dos banners "Melhor Selo do Ano 2013", localizados no Portal dos Correios (no menu inicial, aba "Sobre Correios") ou Espaço da Filatelia

A data limite para votar é 12 de setembro de 2014. Os Correios sortearão 5 kits filatélicos entre os eleitores que participarem da eleição, portanto, ao preencher seu cadastro, coloque seu endereço completo e o e-mail para podermos localizá-lo.

O artista criador do selo mais votado pelo público receberá o Troféu "Olho-de-Boi", na Categoria Voto Popular. Haverá, também, uma premiação na Categoria Arte Filatélica, para o autor do selo escolhido por uma Comissão constituída por artistas, críticos de arte, jornalistas, professores e pessoas ligadas à filatelia nacional.

A divulgação dos resultados acontecerá em 30/9/2014 e a cerimônia de premiação dos artistas será realizada em 9 de outubro, Dia Mundial dos Correios.

Concorrem as seguintes emissões:

Título da Emissão 2013Artista
1Correios - 350 Anos: História, Pessoas e AçãoValéria Faria
2Série América - Luta Contra a Discriminação RacialAriadne Decker/Meik
3Ano Internacional de Cooperação pela ÁguaLeandro Lima
4Jornada Mundial da Juventude - JMJ Rio 2013Gustavo Huguenin
5Emissão Mercosul: Internet - Redes IntegradorasJosé Andre Botteon
6SRD: Brasil - GeorgiaDEFIP
7Formigas do BrasilJose Carlos Braga
8Copa das Confederações - Brasil - 2013DEFIP
9SRD: Brasil - República TchecaMario Alves de Brito
10400 Anos da Força NavalCarlos Kirovsky
11Ilê Aché Opô AfonjáRose Vermelho
12Visita do Papa Francisco - JMJ Rio 2013Fernando Lopes
13170 anos do Selo Postal BrasileiroG. Tardin/Juliana Souza
14Olho-de-Boi 90 RéisG. Tardin
15A Arte Rupestre na AmazôniaMario Baratta
16Cemitérios BrasileirosFabio Lopez
17Marco Zero, Amapá: O Meio do MundoFernanda Almeida
18SRD: Brasil - AlemanhaJuliana Souza
19Correios - 350 Anos: História, Pessoas e AçãoPaulo Baptista
20Centenário do Nascimento de Vinicius de MoraesJuliana Souza
21Bloco Natal 2013Thereza Barja
22Natal 2013 - Monica e CebolinhaMauricio de Sousa
23Natal 2013 - Monica LacinhoMauricio de Sousa
24SRD: Brasil - QuêniaDEFIP
25Buriti: Importância, Beleza e UtilidadeAnderson Moreira Lima



Aberta exposição de selos no Centro Cultural Correios São Paulo




Para comemorar os 171 anos do primeiro selo postal brasileiro, o Olho de Boi, lançado em 1º de agosto de 1843, o Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP) inaugurou, no último sábado (02/08), a 6ª Exposição da Sociedade Philatélica Paulista (SPP). A mostra traz 45 coleções com temas bem variados, como morcegos, história do Brasil, vinhos, aviação e músicas de Tom Jobim.

“É a paixão dos filatelistas pelos selos que move os Correios a promover eventos como este e a criar selos cada vez mais interessantes”, disse o diretor regional adjunto, Eugenio Valentim da Silva, que participou da cerimônia de abertura e do lançamento de um carimbo comemorativo dos 95 anos da SPP, ao lado dos presidente da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), Reinaldo Estevão de Macedo; presidente da SPP, Reinaldo Basile Junior; e do gerente da GEVAR, Sebastiao Sérgio de Souza.

Serviço:
6ª Exposição da Sociedade Philatélica Paulista (SPP)
Onde: Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP), avenida São João, s/nº, perto dos metrôs São Bento e Anhangabaú.
Quando: até 10/08. De terça a domingo, das 11 às 17 horas.
Quanto: grátis.

Exposição Centenário de Caymmy - São paulo

De 19 de julho a 16 de setembro, terça a domingo, das 11h às 17h


Centro Cultural Correios São Paulo
Av. São João, s/n - Vale do Anhangabaú
Entrada franca

Mostra Filatélica - Belo Horizonte


Encontro Filatélico - São Paulo

Foi realizado, no dia 31.05.2014, no prédio dos Correios de São paulo, mais um Encontro Filatélico.

Como já de tradição, por ser o último sábado do mês, os guiches da Agencia Filatélica ficaram abertos ao público enquando que, dando continuidade ao ciclo de palestras promovido durante os Encontros Filatélicos, o evento contou com o sr. presidente da ABRAFITE, Geraldo Junqueira de Andrade Jr., que proferiu a palestra "Literatura Filatélica", com mostras de sua coleção.

As apresentações ficaram a cargo do sr. Vernieri e o encerramento deu-se com café da manhã oferecido pelos Correios, na Sala de Filatelia da Agencia Filatélica.



SUA IDÉIA PODE VIRAR SELO! ÚLTIMOS DIAS!


Ainda dá tempo para você fazer sua sugestão para as emissões de selos do ano 2015. Acesse a página SUA IDEIA PODE VIRAR SELO pois o acesso pelo "blog da filatelia" está desabilitado, no momento.

Conforme determina a Portaria 500/2005, do Ministério das Comunicações, que estabelece os critérios e procedimentos para a elaboração do Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais da ECT, as propostas para a emissão de selos serão captadas pelos Correios, vindas da sociedade civil e dos órgãos governamentais.

A data limite para o recebimento de ideias e sugestões para as emissões de 2015 é 1º de junho/2014. As propostas devem vir acompanhadas de histórico com justificativa para a emissão pretendida, bem como de sua importância no contexto nacional ou internacional.

As sugestões recebidas serão analisadas pelo DEFIP e aquelas que estiverem de acordo com os critérios da Portaria 500/2005, serão apresentadas à Comissão Filatélica Nacional, em julho deste ano. Caberá a esse colegiado eleger os motivos que comporão a Programação Filatélica de selos comemorativos e especiais de 2015.

São considerados motivos apropriados para emissão de selos aqueles associados aos seguintes temas: artes e arquitetura, cultura popular, datas comemorativas, esportes, fauna, flora, meio ambiente, personalidades, turismo e outros.

Participe! Sua ideia pode virar selo!
Homenagem

No dia 2 de maio, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, visitou o Espírito Santo para vistoriar as obras do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Na ocasião, o Diretor Regional dos Correios, Rafael Carpanedo Fiório, presenteou o Ministro e o Governador Renato Casagrande com álbuns contendo a série de selos comemorativos alusivos à Copa do Mundo no Brasil.

"A Copa do Mundo no Brasil é um momento que marca a história nacional e não poderia deixar de ser registrada pelos selos postais. Os Correios têm papel fundamental na divulgação do evento", disse Rafael Carpanedo Fiório.


Diretor Regional entrega álbum com selos da Copa a Ministro de Esportes

O Ministro e o Governador agradeceram a homenagem e o apoio do Espírito Santo à Copa: "Esse estádio demonstra a capacidade e organização do Espírito Santo. A construção será o maior legado esportivo que o Estado já teve. O ministério tem muita honra em cooperar com esse lugar e com outros projetos que envolvam o Espírito Santo", afirmou o ministro Aldo Rabelo.


Ministro e Governador recebem homenagem de Diretor Regional



A equipe dos Correios esteve representada pelo diretor regional, Rafael Carpanedo Fiório, pela gerente da Agência Filatélica, Neusa Wetler, pelo administrador Eduardo Machado e pela jornalista Juliana Bourguignon (autora da matéria)



SELOS EMITIDOS PELOS CORREIOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2.014

30 de Janeiro de 2014

Emissão Especial

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 – Cidades-Sede

 

Os selos trazem a identidade da FIFA para o mundial, que difere daquela da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, com o acréscimo de mais elementos e cores, em especial o magenta. Para ilustrar os selos foram usados os cartazes oficiais de cada uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

 

 

1392310477pq.jpg

 

1392310497pq.jpg

 

1392310519pq.jpg

 

1392310536pq.jpg

1392310552pq.jpg

 

1392310572pq.jpg

 

1392310586pq.jpg

 

1392310602pq.jpg

 

1392310644pq.jpg

1392310663pq.jpg

1392310679pq.jpg

1392310701pq.jpg



A folha apresenta 24 selos, em dois grupos de 12 selos, cada selo representando uma cidade sede dos jogos: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, mesmas cidades de lançamento (vide carimbos).


carimbos_Copa_2014_cidades-sede_5

Edital nº 1

Arte-finalização: Daniel Effi - DEFIP

Processo de Impressão: Ofsete

Folha: 24 selos

Papel: Cuchê gomado

Valor facial: R$ 1,20

Tiragem: 600.000 selos

Área de desenho: 33mm x 33mm

Dimensões do selo: 38mm x 38mm

Picotagem: 11,5 x 11,5

 

Em 30.01.1945, era lançado o selo comemorativo referente ao Centenário da Morte de Martim Francisco Ribeiro de Andrade.

 

1335723920pq.jpg

 

Em 30.01.1961, era lançado o selo regular da série Vultos Célebres da História do Brasil (bisneta), com a efígie de Oswaldo Cruz.

 

1389230545pq.jpg


 

2 de Fevereiro de 2014

Emissão Comemorativa

Centenário do Paysandú Sport Club

 

O selo mostra uma imagem de fundo estilizada, destacando as cores do Paysandú Sport Club, representação simbólica com o número “100”, em toda sua grandiosidade, indicativo do Centenário, celebrado com fervor por todos os seus torcedores e, abaixo, os dizeres: A História se faz Paixão / A Paixão se faz História.

 

selo_paysandu_3

 

O lançamento do selo deu-se na cidade de Belém, PA, cidade sede do clube.

Carimbo

 

Edital nº 2

Artista: Inova Brasil

Processo de Impressão: Ofsete

Folha: 30 selos

Papel: Cuchê gomado

Valor facial: 1º Porte Carta Comercial

Tiragem: 360.000 selos

Área de desenho: 25mm x 35mm

Dimensões do selo: 30mm x 40mm

Picotagem: 12 x 11,5

 

 

Em 02.01.1937, eram lançados dois selos comemorativos referentes ao Centenário do Nascimento de Francisco Pereira Passos.

 

1335391631pq.jpg

1335391660pq.jpg

 


Em 02.01.1980, eram lançados quatro selos comemorativos referentes às Alternativas Energéticas.

 

1337729335pq.jpg

 

1337729414pq.jpg

1337729509pq.jpg

1337729592pq.jpg

 

 

 

 

 

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA - Caixa Postal 299, Barueri - SP, 06455-972 Tel.: (11)97193-6058 / (21)99602-9665